Entenda porque nanocosméticos podem ser “turvos” e ter cheiro de "medicamento"

O aspecto límpido ou transparente dos cosméticos, costuma ser erroneamente associado a um produto com maior poder de ação ou que passa mais “credibilidade”. Isso porque existem cores que são “comercialmente” mais aceitas ou conhecidas.

Muitos cosméticos possuem cores turvas ou não tão populares, mas isso pode ser um bom indicativo. Na verdade, pode ser um sinal de que a fórmula não leva corantes ou agentes que alteram as características naturais dos ingredientes presentes na formulação.

Outro ponto importante é em relação ao cheiro do produto. Muitos podem parecer ter cheiro de medicamento ou sem perfume. Isso também pode ser um indicativo positivo.

É bastante comum perceber essas características em nanocosméticos, ou seja, em cosméticos que levam nanocápsulas na formulação. {link}
 

Veja as possibilidades que levam os nanocosméticos a terem estas características:

- Quantidade de ativos naturais ou extratos vegetais: afinal, o ativo tem cor e cheiro próprio e quanto maior a concentração, mais as características se sobressaem;

- Nanocápsulas solúveis em água com compostos não solúveis em água: que resultam na exposição da cor do composto e não da nanocápsula;

- Combinação de ingredientes: “Isso significa que o cosmético oxidou?” Não! Isso significa que houve uma reação na combinação entre os ingredientes, que resultou em alguma mudança, que pode ser ela: de cor, de cheiro, de viscosidade, entre tantas outras coisas, que são indicativos normais;

- A não aplicação de fragrância: pois existem produtos que necessitam de uma neutralidade, inclusive no cheiro (como os com foco em limpeza do rosto, por exemplo), mas também para fugir de componentes alergênicos que algumas marcas e fragrâncias podem levar.

Viu só? Isso tudo pode corroborar em um cosmético mais opaco e com cheiro característico. E isso pode ser um ótimo sinal!

É importante salientar que isso acontece quando o produto realmente condiz com os fatos acima. Se você comprar um produto que não corresponde ao descrito aqui, ele pode sim estar vencido ou oxidado. Ou, ainda, se comprou um produto que estava com cheiro e aspecto considerado “normal” e depois de um tempo acabou mudando, isso pode ser em decorrência do armazenamento incorreto ou do produto ter vencido.  

 

Dicas About You: Vale a pena salientar a importância de armazenar seus cosméticos corretamente. Por isso, evite deixar o produto exposto à luz direta, próximo a fontes de calor e umidade excessiva. Após o uso, mantenha ele sempre fechado, dentro de sua embalagem original, manuseando sempre com as mãos limpas. No caso de produtos para pele, sempre que possível, opte por embalagens airless (sem contato com o ar externo), pois costumam preservar melhor o produto. 

Tudo isso garante uma validade mais efetiva e evita a proliferação de microorganismos. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que os nossos farmacêuticos podem te ajudar. :)

Gostou da leitura? Leia mais em aboutyoucosmeticos.com.br

Pague com
  • Pagar.me V2
  • proxy-pagarme-v4
Selos

About You Cosméticos - CNPJ: 29.405.870/0001-22 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail